O 5º Encontro dos Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região foi aberto quinta-feira (25) pelos secretários estaduais de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, representando o governador Jaques Wagner, e da Agricultura, Eduardo Salles, entre outras autoridades. Esta edição tem como tema O Café como Fonte de Saúde e Forte Sustentação Econômica.

O evento segue até este sábado (27), no município de Barra da Estiva, com a expectativa de atrair cerca de cinco mil visitantes. O objetivo é capacitar os pequenos e médios produtores, ao disponibilizar informações e conhecimento técnico sobre a agricultura familiar e as novas tecnologias usadas no campo.

Para Lisboa, a iniciativa é referência para toda a região. “Este município tem uma atividade voltada para o desenvolvimento do homem no campo, que faz com que o governo estadual mantenha uma parceria mais estreita e ajude a potencializar o esforço do município para o desenvolvimento da agropecuária. Temos sempre uma presença marcante aqui no encontro, porque o nosso desejo é que este tipo de atividade possa se expandir para outros lugares”.

O produtor de café Leandro da Silva aproveitou a oportunidade para obter mais informações da sua área de atuação e, assim, promover outras estratégias no trabalho. “O encontro ajuda a conhecer novos equipamentos, tipos de adubo e diferentes formas de trabalhar que facilitam o manejo do café”.

A programação inclui palestras, minicursos, leilão e exposição de produtos e animais. A diversificação de culturas também está em pauta. Na ocasião, o secretário da Agricultura anunciou, dentre outras ações, a realização de um projeto-piloto voltado para a produção de morango. “Vamos transformar esta região em uma das melhores produtoras de morango do país”.

O evento é realizado pela prefeitura de Barra da Estiva e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semagri), com o apoio do governo estadual, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e outras instituições.

Premiação

Barra da Estiva se destacou na produção do melhor café natural em 2012, durante o 11º Concurso de Cafés da Bahia, promovido pela Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), em Vitória da Conquista. O município é líder na produção da agricultura familiar do café na Chapada Diamantina. A atividade proporciona a geração de aproximadamente dez mil empregos diretos, na época de colheita, e quatro mil, na temporada da entressafra. “Hoje, o café que é bebido no Vaticano é da Chapada Diamantina”, ressaltou Eduardo Salles.