Agricultores familiares do Território Baixo Sul estão sendo beneficiados com 40,5 toneladas de sementes de milho para a safra de inverno. O processo de distribuição é coordenado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), integrante da comissão territorial, por meio do Escritório Local de Valença, que através do programa Semeando disponibiliza sementes, certificadas eno tempo certo, para esses agricultores.

A entrega das sementes começou segunda-feira (15) e segue até a primeira quinzena do mês de maio. É importante que o agricultor ou representante das associações compareça à EBDA com o documento de identidade, CPF e comprovante de residência, das 8h às 17h.

Terão direito também às sementes índios, quilombolas e extrativistas. A distribuição é realizada pela comissão municipal das 15 cidades do Baixo Sul, com a participação dos escritórios locais da EBDA de Valença, Camamu, Gandu e Nazaré das Farinhas, além dos postos avançados (Pavans) e associações de agricultores familiares dos municípios.

A chefe do Escritório Local de Valença, Sandra Marins, explica que a entrega de sementes tem como objetivo elevar os níveis de produção das culturas trabalhadas na região. Para ela, com esse período de estiagem, é extremamente importante estimular os agricultores familiares a plantar milho de qualidade em suas propriedades.

A EBDA, com a equipe da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), orienta os agricultores no plantio, obedecendo aos padrões agronômicos exigidos para o desenvolvimento da cultura do milho.

Reunião estratégica

Também na segunda-feira (15), o Escritório Local de Valença promoveu uma reunião com representantes dos agricultores familiares do município, para definir o processo de distribuição das sementes de milho nas associações comunitárias e sindicatos rurais. Sandra Martins afirma que é necessário alinhar essas ações de entrega de sementes, acompanhando cada produtor, sabendo de sua intenção de cultivo, para que o trabalho se desenvolva de forma eficiente.