Um café da manhã com os jornalistas marcou o lançamento nesta sexta-feira (19), em Salvador, da 24ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) e da 7ª Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale), que vão acontecer no período de 14 a 19 de maio próximo, no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro.

O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, destacou o potencial da região para a ovinocaprinocultura, que já é a maior exportadora de frutas do Brasil. “A riqueza e a pobreza convivem próximas, mas agora vamos incorporar as duas atividades na mesma região, que apresenta condições ideais de solo, clima e disponibilidade de água em abundância para o desenvolvimento da agricultura de sequeiro, incluindo a terminação desses animais”.

De acordo com o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho Cavalcante, a junção dos eventos, que antes aconteciam separadamente, vai fortalecer o turismo da região e vender as potencialidades do município para o mundo. Ele estima a visita de mais de 60 mil pessoas, resultando em de R$ 100 milhões em negócios. O presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accobsa), José Teodomiro Teixeira, salientou ser este “um momento oportuno para fortalecer a agricultura irrigada e a caprinovinocultura, integrando o pequeno ao grande produtor”.

Estrutura

Os eventos ocupam uma área de 20 mil metros quadrados, com 180 baias para exposição de animais (caprinos e ovinos), onde ainda haverá a realização de minicursos, workshops, seminários e leilões. A Fenagri/Expovale é a continuidade de um amplo e expressivo trabalho conjunto, desenvolvido pela Prefeitura de Juazeiro, Governo da Bahia e diversas instituições ligadas aos setores que representa. Mais informações estão disponíveis aqui.