A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri), iniciou nesta quinta-feira (18), no município de Guaratinga, no sul da Bahia, treinamento de produtores rurais para a realização da vacinação contra brucelose no estado. Os cursos são desenvolvidos com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e direcionados para os produtores cadastrados nos sindicatos locais.

Para a coordenadora do Programa Nacional contra Brucelose e Tuberculose, Luciana Ávila, a vantagem desta ação é a capacitação de pessoas que já lidam com agropecuária e estão inseridas na comunidade, podendo se tornar parceiros da Adab, levantando demandas e apontando locais para atendimento específico. “Após a capacitação, os produtores serão Agentes Vacinadores e poderão atuar em pequenas comunidades da região de seu campo de atuação”.

Bezerras

Segundo o diretor de Defesa Animal da Adab, Rui Leal, “outro ponto positivo é o incremento da vacinação de bezerras contra a doença, em todo o estado, o que fortalece a defesa agropecuária em território baiano”. Mais de 400 mil bezerras foram vacinadas em 2012, com a ajuda de médicos veterinários cadastrados e de agentes vacinadores treinados pela Adab, que também já capacitou mais de dois mil agentes vacinadores para a atividade, que integra o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).