O Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), abre matrículas para o terceiro ano do Programa de Qualificação em Música. Com 250 vagas disponibilizadas, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre os dias 8 e 12 de abril, das 10 às 16 h, na sede do CFA (Pelourinho).

Para garantir o atendimento aos pré-requisitos de conhecimento dos cursos ofertados, os candidatos inscritos passarão por um teste de habilidade específica para nivelamento e composição das turmas. A data de início das aulas será divulgada após encerramento da seleção dos alunos. A ação é consolidada com um percurso formativo que se estrutura nos níveis básico, intermediário e avançado, atendendo jovens a partir dos 16 anos até profissionais da música.

A série de cursos, que terão duração de 30 semanas, variando em carga horária de duas a seis horas semanais, incluem conhecimentos de Teoria Musical, Instrumentos Populares e Prática de Conjunto, trabalhados em dois enfoques orientados por maestros e educadores de relevante atuação na música baiana contemporânea.

O primeiro, Universo Percussivo Baiano (UPB), fica nas mãos de Letieres Leite, músico, compositor, arranjador e educador, criador da Orkestra Rumpilezz; e o segundo, Núcleo Moderno de Música, é conduzido por Bira Marques, também músico, compositor, arranjador e educador, criador da Orquestra Afro Sinfônica. Eles vão atuar com um grupo de 12 professores de reconhecida competência e que marcam a presença da diversidade que o Programa se dispõe a efetivar.

“A expectativa é de transformar este Centro numa grande massa criativa sonora”, comenta Eduardo Fagundes, violinista e arranjador, graduado e mestre pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que assume a consultoria artístico-pedagógica do Programa.