A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), recebe até o dia 15 deste mês, indicação de pessoas para compor a comissão de seleção das propostas que forem apresentadas para o edital ‘Quarta que Dança 2013’.

Os interessados podem fazer a indicação de nomes e contribuir para a formação do grupo que vai avaliar e selecionar as propostas inscritas no certame. O objetivo é estimular a participação da sociedade, promovendo uma maior transparência no processo seletivo dos trabalhos submetidos à seleção do edital.

As indicações podem ser feitas por intermédio do site da Funceb, com preenchimento de formulário, recomendando nomes de profissionais de reconhecida atuação na área, tanto da Bahia como de outros estados.

Panorama da dança

Composta por cinco integrantes, a comissão de seleção será responsável pela escolha de 21 trabalhos que devem representar um panorama contemporâneo da diversidade da dança no estado. Serão contempladas dez propostas de espetáculos de dança, quatro de intervenções urbanas, três de dança de rua e quatro em processo de criação.

As propostas vão compor uma programação totalmente gratuita a ser realizada em todas as quartas-feiras e em alguns sábados, entre os meses de julho e novembro, em Salvador e cidades do interior baiano. A intenção é prezar a diversificação de circuitos de atuação e dar amplitude ao alcance e à acessibilidade de públicos distintos.

A comissão terá um profissional renomado de fora do estado da Bahia, o que possibilitará um olhar externo em relação à produção baiana e ampliará os critérios de análise para além de fatores regionais. Desta forma, a consulta pública tem espaço também para inserção de nomes que atuam em outras regiões do país.

Difusão e pesquisa

O Edital Quarta que Dança 2013 visa à difusão da dança em suas diversas vertentes e ao estímulo à pesquisa e à produção coreográficas na Bahia. A edição deste ano – que comemora os 15 anos da iniciativa -, ampliou o número de contemplados e o aporte financeiro disponibilizado, com R$ 194 mil.

Para esta edição serão selecionados 21 trabalhos de temática livre, que vão fazer quatro apresentações em locais distintos. As inscrições de propostas ficam abertas até 6 de maio. O edital e seus anexos podem ser consultados aqui.

A inscrição também pode ser feita via postal, por meio do Sedex, com Aviso de Recebimento (AR), com encaminhamento para a Fundação Cultural do Estado da Bahia – Projeto Quarta que Dança – Caixa Postal 2.485, CEP 40.020-070, Salvador-Bahia.

Quem preferir a inscrição presencial, deve se dirigir à sede da Funceb, localizada na Rua Guedes de Brito, 14, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, de segunda à sexta-feira, no horário das 14 às 18h.

Em cumprimento ao disposto na Lei Estadual 9433/2005, os membros da comissão de seleção e de premiação e seus parentes de até 2º grau não poderão participar ou propor projetos para o edital.