O edital de licitação da primeira etapa do projeto Novo Teatro Castro Alves foi lançado, pelo Governo do Estado da Bahia, nesta quarta-feira (3), no foyer da sala principal do TCA. Dividido em duas etapas, o projeto de requalificação e ampliação vai transformar o Teatro em um dos maiores e mais completos complexos culturais do país.

Com orçamento estimado de R$ 49,5 milhões, a primeira parte, que deve ser iniciada ainda no primeiro semestre deste ano, é composta de ações como a requalificação da Concha Acústica, mantendo sua identidade arquitetônica original, construção do edifício-garagem, com 300 vagas para estacionamento, construção da casa de máquinas, escavação, construção e contenção de terrenos e estruturas afins.

O secretário da Casa Civil, Rui Costa, garantiu que o compromisso do governo é entregar a primeira etapa do projeto antes da Copa 2014. “Este espaço está interligado aos equipamentos que recepcionarão a Copa”, destacou. Com a finalização desta etapa, será dada a ordem de serviço para o início das obras da segunda etapa do projeto, que envolve intervenções físicas e também de gestão e uso dos espaços.

A segunda etapa contempla a requalificação da Sala do Coro e de seus acessos, bem como a criação de um novo espaço para abrigar a Sala Sinfônica com 600 lugares, oferecendo aos músicos e ao público qualidade acústica de padrão internacional, e o Centro de Referência em Engenharia do Espetáculo.

Consta, ainda, na segunda etapa, a requalificação acústica e técnica da sala principal e dos espaços a ela anexos, como foyer, terraço, restaurante e bilheterias, os quais também deverão ter seus espaços redistribuídos. “A Orquestra Sinfônica da Bahia vive momento enriquecedor e nada mais coerente do que destinar uma sala só para ela”, afirmou o diretor do TCA, Moacyr Gramacho.

O secretário de Cultura, Albino Rubim, lembrou que, além de investir na qualificação do TCA como um espaço cultural, o projeto investe em uma área que tem sido priorizada pela Secretaria, a de formação. “A Bahia, que já é reconhecida pela criatividade, vai se consolidar como referência na área de formação. Precisamos, no entanto, investir na qualificação de profissionais da área técnica, e esse papel o TCA vai passar a realizar”, assegurou.

Navio Negreiro

A solenidade de assinatura do edital começou após a apresentação do ator Jackson Costa, que declamou “Navio Negreiro”, poema de Castro Alves, acompanhado do maestro Carlos Prazeres e de músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).

O ato teve a participação, também, do arquiteto titular do Estúdio América (escritório que assina a autoria do projeto), Lucas Fehr, o diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), Frederico Mendonça, o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil na Bahia, Nivaldo Andrade, a presidente e o vice-presidente da Associação de Amigos do TCA, Lia Robatto e Renato Simões, dentre outras autoridades e convidados.