Pela passagem do Mês da Dança, o Perfil & Opinião desta quarta-feira (17), às 22h, traz o coreógrafo Raimundo Bispo dos Santos, o Mestre King, o primeiro homem a se graduar em dança pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). O dançarino, que realizou estudos sobre a dança dos rituais de candomblé, da cultura dos orixás, é considerado uma das maiores autoridades em tradições de matriz africana em sua área.

Com base em suas pesquisas, King transformou a maneira de apresentar a dança afro, trazendo novos elementos às coreografias, o que lhe rendeu o título de ‘criador da dança afro-brasileira’. “Eu sempre falo pra todo mundo que não criei nada. Eu apenas, em 1971, transformei, comecei a transformar a maneira de dançar”.

De sua biografia, Mestre King marca a conversa com a apresentadora Denny Fingergut falando de sua infância, de sua família adotiva, através da qual conheceu a etnomusicóloga e pesquisadora da Música Folclórica Brasileira, Emília Biancardi, com quem deu seus primeiros passos no universo da dança.

O Perfil & Opinião vai ao toda quarta-feira, sempre às 22h. Toda programação da TVE Bahia também pode ser acompanhada através do portal do Irdeb.