A exposição ‘Brinquedos que Moram nos Sonhos – O Brinquedo Popular Brasileiro’, que ficaria em cartaz no Museu de Arte da Bahia (MAB) até o próximo domingo (5), foi prorrogada para terminar no dia 19 de maio. O objetivo é integrá-la à programação da 11ª Semana de Museus, que acontece entre os dias 13 e 19 do mesmo mês. A mostra conta com 1.500 brinquedos da coleção do fotógrafo David Glat, responsável pela curadoria junto com a diretora do MAB, Sylvia Athayde.

Os brinquedos que moram nos sonhos ocupam todos os espaços expositivos do museu e estão divididos em oito seções – ‘A Sala de Brinquedos’, ‘A Sala dos sonhos’, a ‘Sala do Espetáculo’, a ‘Sala do Medo’, ‘A Sala das Reciclagens’, ‘A Sala do Desafio’, ‘A Sala das Representações’ e a ‘Sala de brinquedos de madeira’.

O MAB ainda promove oficina de Contação de Estórias, aos sábados, e apresentação de teatro de mamulengos, vertente do teatro popular tipicamente nordestina, aos domingos. As atividades acontecem sempre no turno da tarde e comportam até 25 crianças por apresentação.

David Glat explica que a coleção de brinquedos e representações do universo lúdico infantil começou quando, com 20 anos, e já no exercício da profissão de fotógrafo, viajava bastante pelo interior, principalmente pelas regiões norte, nordeste e sudeste, e aproveitava para pesquisar e conhecer os artistas populares das cidadezinhas. Hoje a coleção possui 2.200 peças, das quais 1.500 estão expostas no MAB.