Os espaços vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac) estarão fechados à visitação nesta quarta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho.

A partir de quinta-feira (2), o público poderá conferir gratuitamente as exposições em cartaz, dentre elas Reforma e Reinvenção, que dá início ao projeto A Sala do Diretor e traz como proposta a procura por outra forma de convivência, na qual todos os grupos inseridos em uma instituição vivenciam e debatem as experiências com a arte.

A mostra segue em cartaz no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) até o dia 24 de maio, ocupando a sala do diretor do museu, que realiza seu trabalho normalmente, enquanto os visitantes apreciam as obras de artistas como Arthur Scovino, Camila Sposati, Bené Fonteles e Joseph Beuys.

Outra boa pedida é a exposição Brinquedos que Moram nos Sonhos, em cartaz no Museu de Arte da Bahia (MAB). A mostra expõe parte da coleção de brinquedos do fotógrafo David Glat, com 1.500 peças divididas em oitos seções.

O público ainda pode visitar a Exposição de Arte Africana – Coleção Claudio Masella, no Solar Ferrão, que apresenta a riqueza estética e a diversidade da produção cultural africana do século 20, expressada em objetos, sobretudo máscaras, estatuetas e utensílios de uso cotidiano ou ritualístico.

Doadas ao governo da Bahia, em 2004, pelo industrial italiano Claudio Masella, as obras representam vários estilos étnicos das sociedades africanas. A programação completa dos museus está no blog da Dimus.