O edital de licitação para a primeira etapa do Projeto Novo TCA será lançado nesta quarta-feira (3), no foyer da Sala Principal do teatro, às 9h30, com a presença dos secretários de Cultura, Albino Rubim, da Casa Civil do Governo do Estado, Rui Costa, e do diretor do TCA, Moacyr Gramacho, entre outras autoridades. A ampliação e requalificação do espaço visa transformá-lo em um dos maiores e mais completos complexos culturais do país. A obra integra as ações governamentais de preparação para a Copa 2014.

O Projeto Novo TCA tem duas etapas, necessárias para evitar a interrupção total das atividades do teatro. Com orçamento estimado de R$ 49,5 milhões, a primeira parte, que deve ser iniciada ainda no primeiro semestre deste ano, é composta de ações como requalificação da Concha Acústica – mantendo sua identidade arquitetônica original -, construção do Edifício Garagem – com 300 vagas para estacionamento -, construção da Casa de Máquinas, escavação, construção e contenção de terrenos e estruturas afins.

A segunda etapa do projeto envolve intervenções físicas e também de gestão e uso dos espaços. Contempla a requalificação da Sala do Coro e de seus acessos, bem como a criação de um novo espaço para abrigar a Sala Sinfônica com 600 lugares, oferecendo aos músicos e ao público qualidade acústica de padrão internacional, e o Centro de Referência em Engenharia do Espetáculo. Consta ainda a requalificação acústica e técnica da Sala Principal e dos espaços a ela anexos, como foyer, terraço, restaurante e bilheterias, os quais também deverão ter seus espaços redistribuídos.