Técnicos que vão trabalhar nos novos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol’s), previsto para serem inaugurados pela Secretaria o Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) ainda este ano, foram treinados para operar o CAD Cidadão, sistema desenvolvido e customizado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), para registro dos beneficiários do Programa Vida Melhor-Setre.

A iniciativa foi realizada nesta quarta-feira (10) no Cesol de Salvador, localizado no bairro do Comércio. Os técnicos qualificados atuarão nos centros públicos de Itabuna, Juazeiro, Guanambi e Pintadas e em mais três que serão inaugurados em Salvador, nos bairros do Rio Vermelho, Roma e Sussuarana.

Segundo a técnica da Superintendência de Economia Solidária da Setre, que coordenou os trabalhos, Albene Piau, o objetivo do CAD Cidadão é fazer um registro dos beneficiários do programa Programa Vida Melhor, saber as políticas onde eles podem ser beneficiados e encaminhá-los para aquelas em que ainda podem ser incluídos.

Relatórios

O sistema desenvolvido pela EBDA denominado B.I Busines Intelligence armazena todos os dados na Empresa de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), que gera vários tipos de relatórios. “São esses dados que ajudarão o Governo do Estado a definir, inclusive, outras políticas públicas e também saber quem já é atendido por programas como Bolsa Família, Água para Todos, Luz para Todos”.

O treinamento foi ministrado pela chefe do setor da divisão de informática da EBDA, Regina Marinho, e o analista de sistema da mesma empresa, Vitor Ramos, que explicou que a nova ferramenta vai facilitar no mapeamento das pessoas que fazem parte das cooperativas e empreendimentos solidários e deoutras políticas públicas.