Durante dois dias, professores, coordenadores e diretores se reuniram nas próprias escolas, na Jornada Pedagógica 2013, para preparar os programas pedagógicos do ano letivo e fortalecer o ensino-aprendizagem durante as atividades pedagógicas. O evento terminou nesta terça-feira (2).

Neste ano, todas as escolas da rede estadual que oferecem ensino fundamental contam com o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar). O objetivo é aprimorar o desempenho dos estudantes (mais de 300 mil) em língua portuguesa e matemática, consideradas base para o sucesso escolar em todas as áreas do conhecimento. Professores e estudantes recebem material didático específico.

Além disso, todos os estudantes do ensino médio (mais de 460 mil) da rede estadual passam a contar com o projeto Ensino Médio em Ação (EM-Ação), que tem como foco a melhoria da aprendizagem. O projeto trabalha com suporte pedagógico aos alunos em turno diferente ao regular com aulas de monitoria e produção e distribuição de material didático.

Investigação científica

Já a produção e investigação científica nas escolas estaduais estão estimuladas com o projeto Ciência na Escola, que chega a todos os estudantes da rede. O projeto inclui a formação de professores, realização anual da Feira de Ciências e, também, a edição de livros e materiais didáticos focados na realidade baiana. A ideia é criar uma escola mais atrativa e agradável, envolvendo o estudante com o seu próprio processo de aprendizagem.

No planejamento do ano letivo, todos os cursos, níveis, séries/anos e modalidades devem assegurar o trato com as temáticas transversais – educação das relações étnico-raciais, história e cultura africana e indígena, educação ambiental, educação das relações de gênero e sexualidade, educação para saúde, educação especial e educação fiscal.

Essas temáticas, que perpassam todo o currículo da educação básica, contribuem para a formação humanística, a compreensão das relações sociais, o enfrentamento às desigualdades sociais, a construção de conhecimentos contextualizados e interseccionados, potencializando os diálogos inter e transdisciplinares.