Uenderson Jackson Brittes de Jesus e Rosa Suely Pereira de Jesus, professores de língua inglesa da rede pública estadual e integrantes do projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, foram selecionados para participar do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI).

A iniciativa, que oferece curso intensivo nos EUA para capacitar professores de língua inglesa, é realizada em parceria pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Embaixada dos EUA no Brasil e Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os EUA e Brasil (Comissão Fulbright).

Durante seis semanas, os docentes terão, em uma universidade norte-americana, atividades acadêmicas e culturais, com todas as despesas pagas. O objetivo do programa PDPI é valorizar os profissionais que atuam na rede pública de educação básica e fortalecer o domínio das quatro habilidades linguísticas (compreender, falar, ler e escrever em inglês) dos professores de língua inglesa da rede pública de educação básica, e também compartilhar com os professores metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula.

“Uenderson e Rosa Suely concorreram com professores de todo o país. Eles terem sido selecionados, representando a educação estadual baiana, foi uma grande vitória. O curso nos EUA será uma oportunidade de aperfeiçoarem seus conhecimentos com a língua inglesa e, consequentemente, trarão melhorias para as aulas do EMITec”, afirma a coordenadora do EMITec, Letícia Machado.

Programa

Exclusivo para professores das redes estadual e municipal de ensino, o programa oferecerá cursos de desenvolvimento de metodologias, voltado para professores com conhecimentos avançados na língua inglesa e que buscam desenvolver ou aprender novas metodologias de ensino e de aprendizagem, além de aprimoramento em inglês, nos níveis intermediários I e II, destinados a professores que necessitem melhorar habilidades específicas na língua inglesa.

“Para mim, vai ser uma experiência maravilhosa porque, apesar de ser fluente no inglês, tanto na comunicação oral como na escrita, e me comunicar permanentemente com pessoas que moram fora, nunca tive a vivência cultural em um país de língua inglesa. Por isso, acredito que fazer esse curso intensivo nos EUA e viver o dia a dia do lugar vai trazer um desenvolvimento importante para a minha carreira e minha vida”, afirma o professor Uenderson, formado em letras vernáculas com inglês pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

EMITec

O projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) trouxe um caráter inovador na oferta de educação básica a distância na rede estadual, contando com sistemas diferenciados de avaliação para os estudantes, com atividades extraclasse baseadas no cotidiano de suas comunidades.

Atualmente, o EMITec atende a 14.649 estudantes, em 146 municípios, apresentando uma alternativa pedagógica destinada a articular para os alunos o que acontece no mundo com os acontecimentos regionais. Desta forma, em áreas longínquas, onde era remota a possibilidade de levar a oferta educacional, acontecem as transmissões de conteúdos educacionais em sala-estúdio, implantada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

As aulas são transmitidas, via satélite, em tempo real, com mediadores em cada sala das escolas. Pioneiro na região Nordeste, o EMITec está de acordo com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Orientações Curriculares Estaduais para o Ensino Médio e o documento Princípios e Eixos da Educação na Bahia.