A inauguração nesta quinta-feira (4) do Centro Regional do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Cemit) do Território do Sertão de São Francisco, instalado em Juazeiro, no norte do estado, contou com uma videoconferência, transmitida diretamente do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, para o município e mais 210 localidades da região.

Ao vivo, do estúdio no IAT, o governador Jaques Wagner conversou com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, quando destacou a importância da iniciativa para os estudantes e constatou a eficácia da transmissão.

O Cemit–Sertão do Francisco vai funcionar como uma unidade escolar especial e contribuirá para o fortalecimento do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), criado com a finalidade de levar o ensino para além dos espaços escolares convencionais, atendendo a comunidades rurais, quilombolas e ribeirinhas entre outras zonas remotas do estado.

Suporte para as salas

“Utilizamos o aparato do ensino a distância, mas, na verdade trata-se de uma educação com intermediação tecnológica porque os alunos interagem, participam das aulas”, disse a coordenadora pedagógica do Emitec, Elisângela Araújo. Ela explicou que a transmissão é feita em estúdio na capital – com a participação de professores qualificados de Salvador -, e chega para jovens e adultos de comunidades distantes, que muitas vezes, não têm como se deslocar até uma escola.

O centro vai promover a gestão administrativa, financeira e técnica da execução do Emitec e será responsável também pela manutenção dos equipamentos utilizados para a transmissão de aulas via satélite. Além disso, oferecerá suporte para as salas, inclusive facilitando na distribuição do material escolar dos alunos.

De acordo com o secretário Osvaldo Barreto, a unidade recém-inaugurada vai atender, além de Juazeiro, aos municípios de Sento Sé, Casa Nova, Uauá e outras cidades da região. “Este centro vai atender aos municípios, e ajudar os mediadores das salas de aula que atendem a esta região. Aqui ficará uma equipe que vai contar também com veículos e envolve profissionais, gestores e os alunos”.

Programa premiado

Segundo o governador Jaques Wagner, o Cemit de Juazeiro é o primeiro dos 15 centros que serão inaugurados na Bahia ainda este ano pelo Governo do Estado. “Tenho grande prazer em participar desta inauguração, daqui do estúdio, em tempo real. Ao longo de 2013 teremos mais 14 centros como este, com resultados muito positivos”.

Wagner disse ainda que com esta ação, espera agregar valor pedagógico e tecnológico na qualificação dos alunos. “Saímos de uma para cinco universidades federais e já contamos com um milhão de alunos alfabetizados pelo Topa [ programa estadual Todos pela Alfabetização] e continuaremos nesta caminhada”.

Também uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, o programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), visa potencializar os espaços presenciais já existentes em localidades distantes do interior baiano a partir de uma linguagem digital.

Pioneiro na região Nordeste, premiado no Congresso Internacional de Educação a Distância, como inovação tecnológica, o Emitec atende, atualmente, na Bahia, a 14.649 estudantes. As aulas acontecem em salas espalhadas por 375 localidades da zona rural baiana, e são transmitidas ao vivo, via satélite, em tempo real, com professores mediadores em cada sala. A meta do programa para 2013, é atender a 17.578 estudantes distribuídos em 617 salas conectadas em 146 municípios.