Os torcedores que vão assistir ao BA-VI, primeiro jogo na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, no próximo domingo (7), terão acesso ao estádio a partir das 11h30, horário de abertura dos portões. Neste dia, além do clássico BA-VI, haverá apresentações culturais.

Às 13h, no Salão de Mídia, os representantes da arena recebem a imprensa para um encontro anterior à festa. Às 14h30, começa o evento inaugural, cercado de surpresas, e, às 16h, tem início o BA-VI.

A programação foi anunciada na manhã desta segunda-feira (1º), na arena, com representantes do governo estadual e da Fonte Nova Negócios e Participações. Na ocasião, foi anunciado também o nome oficial do local, que passa a se chamar Itaipava Arena Fonte Nova.

A ação de marketing é a primeira das novas arenas do Brasil, com naming rights, que garante a comercialização de produtos exclusivos da Itaipava dentro do espaço cultural. Para ter esse direito, o grupo vai investir R$ 10 milhões anualmente, durante dez anos.

O presidente da Itaipava Arena Fonte Nova, Frank Alcântara, disse que a Bahia sai na frente com essa parceria, “garantindo ao torcedor um equipamento de qualidade, nessa que é a casa dos baianos”.

Já o secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, destacou que o ato traduz o passo de inovação administrativa que está ocorrendo na Bahia, através da Parceria Público-Privada (PPP), que já foi realizada no Hospital do Subúrbio, e agora na Fonte Nova. “Essa ação de marketing vai contribuir para a sustentabilidade do estádio. Tivemos a preocupação de manter a origem da Arena Fonte Nova no nome”. 

Inauguração da fábrica de Alagoinhas

O diretor do Grupo Petrópolis, Douglas Costa, agradeceu ao povo baiano por receber o grupo – detentor da marca Itaipava – de braços abertos. “Fico feliz de assinar e entregar esse presente ao povo da Bahia”. E anunciou que em junho deste ano inaugura uma fábrica da Itaipava em Alagoinhas, gerando 500 empregos diretos e três mil indiretos. 

Segurança

Para garantir a segurança dos torcedores no próximo domingo, as polícias Militar e Civil colocarão um efetivo de 1.500 policiais, que vão atuar dentro e fora da arena. Além disso, mais de 200 câmeras de alto alcance vão permitir a identificação de pessoas com atitudes inadequadas.

“Nosso plano de investigação começa com o levantamento das informações com as torcidas. A ação dos cambistas também será fiscalizada, em conjunto com a Delegacia do Consumidor”, declarou o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa.

Ainda como parte da estratégia de segurança e para dar mais conforto aos frequentadores do estádio, não será permitido entrar com guarda-chuva, capacete, armas e objetos pontiagudos ou cortantes. Será proibido também fumar dentro do local, além de levar fogos de artifício e sinalizadores.

Acesso dos torcedores

Para esse BA-VI, apesar da arena comportar 50 mil pessoas, a capacidade será de 41.500, seguindo a recomendação da Fifa, já que se trata do primeiro evento oficial. A torcida do Bahia terá acesso pela Ladeira da Fonte das Pedras, local destinado ao time mandante, e a do Vitória, pelo Dique do Tororó.

Com relação à finalização das obras do entorno do estádio, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, explicou que todo o material de construção que ainda resta na área será retirado até domingo.

Próximos jogos

Depois do BA-VI do dia 7, a arena sedia Botafogo x Vitória (13 de abril), Bahia x Vitória da Conquista (14 de abril), Bahia x Maranhão (17 de abril, a depender do resultado da partida de ida pela Copa do Brasil), Bahia x Bahia de Feira (24 de abril) e Bahia x Vitória (28 de abril, com mando de jogo do rubro-negro). De acordo com o diretor de marketing da arena, Lino Cardoso, em breve começa a venda de ingressos para esses jogos.

Estrutura

Espaço multiuso, a Itaipava Arena Fonte Nova tem capacidade para 50 mil pessoas em assentos cobertos, 70 camarotes, 40 quiosques de alimentação, restaurantes panorâmicos e 2.500 vagas de estacionamento. Abriga ainda sala de imprensa, elevadores, sanitários, espaço cultural e salões de negócios. Além disso, oferece acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. A área total do terreno, que tem aproximadamente 116 mil metros quadrados, possui 90 mil dedicados à arena multiuso.

Publicada às 11h10
Atualizada às 14h45