O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, realiza até sexta-feira (19), a Operação Especial Segurança Elétrica. São fiscalizados os estabelecimentos do comércio para inspeção de itens como plugues, adaptadores de plugues e tomadas e dispositivos elétricos de baixa tensão. O objetivo é inibir a venda de produtos fora dos padrões exigidos pelas normas brasileiras para uma maior segurança da população.

A Operação acontece na capital e interior do estado, com a atuação das nove agências regionais do Instituto. A pena para quem vender produtos sem conformidade às normas vai desde a interdição da mercadoria até multa pecuniária.

O novo padrão brasileiro de plugues e tomadas está em vigor desde 2007. Após fase educativa, de orientação para indústria e comércio, sobre a implantação do novo padrão, o Inmetro e seus órgãos delegados intensificam a fiscalização por todo o país. “Três critérios fundamentais foram adotados para a escolha desse modelo: segurança, custo e adaptabilidade. Para se ter uma ideia, o novo padrão de plugues e tomadas é mais seguro para o usuário, já que evita choques elétricos”, exemplifica o diretor geral do Ibametro, Osny Bomfim.

Com relação à adaptabilidade, foi pesquisado o modelo mais compatível com a maioria das instalações já existentes. E sobre o custo, o modelo com o melhor custo-benefício para usuários e empresas. A população poderá denunciar ao Ibametro estabelecimentos que comercializem produtos suspeitos. A ligação é gratuita pelo telefone da Ouvidoria 0800 071 1888.

Dicas para os consumidores

Ao comprar os dispositivos elétricos, os consumidores devem observar a marca do Inmetro afixada no produto. É o caso de itens de certificação compulsória como plugues, tomadas, adaptadores de plugues e tomadas, aquecedores de água portátil (ebulidor) e ferro de solda.

Em caso de produtos regulamentados, deve ser observado a identificação das unidades de potência (Watt), tensão (Volt), bem como a marca, o logotipo e o endereço com CNPJ do fabricante ou importador do produto. Alguns exemplos: lâmpadas dicróicas, luminárias, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas halógenas e filtros de linha. Informações adicionais estão disponíveis no site do Inmetro.