As Voluntárias Sociais da Bahia, em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) e por meio do Programa Mais Futuro, entregou quarta-feira (3), no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia, certificado a 110 jovens, com idade de 18 a 22 anos, que durante dois anos desenvolveram atividades diversas nas secretarias do Estado.

Antes de começar a atuar no mercado de trabalho, estudantes da rede estadual de ensino, que se inscrevem no programa, são capacitados e conhecem toda a estrutura organizacional de uma empresa pública. Criado em 2008, pelo Decreto nº 11.139, que regulamenta a contratação de jovens, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o Mais Futuro possibilita a formação técnico-profissional e inserção no mercado de trabalho.

Estudante da Universidade Federal da Bahia, Nivia Sampaio, 21 anos, estava radiante ao receber o certificado. Ela falou sobre suas experiências no SAC e no Instituto de Identificação Pedro Melo. "Aprendi bastante e estou preparada para o mercado de trabalho", afirmou a estudante. Segundo a diretora-geral da Saeb, Gilda Gordilho, o Governo da Bahia está cumprindo o papel de diminuir a desigualdade na concorrência que há no mercado de trabalho. 

Novas vagas

A coordenadora do Programa Mais Futuro das Voluntárias Sociais, Rita Rios, informou que no segundo semestre 165 jovens estarão ingressando no SAC, 200 na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e 40 na Procuradoria Geral do Estado (PGE). Outros 135 serão distribuídos entre o Detran e as secretarias estaduais de Cultura (Secult), do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), da Agricultura (Seagri) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Também estiveram presentes no evento a diretora de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas da Saeb, Joana Costa Pinheiro, autoridades e familiares dos jovens aprendizes.