Começou quinta-feira (25) o curso de formação de agentes multiplicadores de lazer na cidade de Dário Meira, a 450 quilômetros de Salvador. O curso faz parte da Caravana do Lazer, projeto do governo estadual, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e com o apoio da prefeitura. Cerca de 80 pessoas participam das atividades no Centro Educacional de Dário Meira.

A cidade, que completou 51 anos no dia 12 deste mês, possui um dos piores índices de desenvolvimento humano (IDH) da Bahia e por isso foi uma das escolhidas para sediar o evento, que tem como objetivo, além da capacitação de agentes de lazer, a discussão de políticas sociais.

O dia contou com dinâmicas de grupo e discussão de temas próximos ao cotidiano dos presentes, muitos deles já atuantes na área da recreação, como é o caso da auxiliar de creche Carla de Jesus, 28 anos. Para ela, a participação no curso só tem a acrescentar a seu currículo. “Trabalho com crianças e é sempre bom a gente se aperfeiçoar. Nossa cidade é pequena e quase não tem atrativos. Então, receber e poder participar de um evento assim é a oportunidade de aprender cada vez mais”.

A professora Márcia Araújo da Silva, 32 anos, veio buscar mais conhecimento no curso de capacitação. “Já trabalhei com adolescentes, com crianças e tenho também a experiência com meus filhos em casa. Com essa capacitação, quero aperfeiçoar a forma de lidar com o lazer que pode ser oferecido a eles”.

O Dia de Lazer, que acontece até este sábado (27), além de capacitar seus agentes, beneficia as crianças das cidades visitadas e as da zona rural. Entre as atividades, a meninada pode brincar na cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinhas, oficinas de reciclagem, desenho e pintura, além de jogos educativos, como ludo, dominó, dama e xadrez gigantes, brincadeiras como pula corda, corrida de saco e outras.

Todas as atividades são desenvolvidas pelos técnicos da Sudesb e pelos recém-certificados agentes de lazer.