Dos 13 itens da pauta de reivindicações dos pescadores e marisqueiras – totalizando investimentos estaduais da ordem de R$ 22 milhões -, mais da metade serão atendidos pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri). As propostas foram analisadas nesta segunda-feira (22) pelo presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, em reunião com 10 representantes de seis associações dos profissionais de Canavieiras, Ilha de Maré e Batateiras.

Na ocasião, eles receberam 70 petrechos de pesca para auxiliar no desenvolvimento de suas atividades. Cerca de 30 embarcações também já estão programadas para serem entregues ao Movimento dos Pescadores ainda no primeiro semestre deste ano, e 600 canoas até o final do ano, numa ação em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Coordenação de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Com o atendimento dos pleitos, a empresa vai beneficiar 280 pescadores e marisqueiras, abrangendo 1.400 famílias nos três municípios. Capacitação profissional, Escola das Águas, Unidade de Beneficiamento de Pescado, embarcações, petrechos, curso de mecânica e infraestrutura para construção de píer e atracadouros são os itens da pauta equalizados pela Bahia Pesca.

Núcleo de estatísticas

Durante o encontro, o Peixoto ressaltou as duas linhas de trabalho que devem nortear o pleno desenvolvimento da atividade – educação e estatística. “São palavras que exigem medidas de médio e longo prazo para sua consolidação, e o Governo do Estado já disponibiliza de imediato dois sistemas, o SIN-EBDA e o Cad-Cidadão, instrumentos importantíssimos para cadastrar e identificar o perfil dos pescadores na Bahia, juntamente com outras instituições para fazer uma leitura mais digna e respeitosa da atividade e de quem vive dela”.

Segundo o presidente da Bahia Pesca, a empresa vai criar este ano um Núcleo de Estatística Pesqueira para embasar o desenvolvimento da atividade na Bahia, otimizando recursos humanos e financeiros.

Representando os pescadores na reunião, Marcos Brandão salientou a necessidade de criação de um marco regulatório para delimitação das áreas pesqueiras na Bahia. “Sabemos que é um trabalho longo e requer muitas discussões, mas já estamos felizes com os avanços”. Ele agradeceu a proatividade e o apoio logístico da Bahia Pesca, que permitiu a participação de 20 pescadores no 1º Seminário Nacional de Monitoramento da Pesca Artesanal, evento que ocorre esta semana, em Salvador.