Foi publicado no Diário Oficial do Estado do último fim de semana, que circula nesta segunda-feira (8), o edital de licitação do projeto básico de engenharia para construção da ponte Salvador-Itaparica, acessos aos sistemas viários e reconfiguração da BA-001 no trecho situado na ilha. Este é o segundo edital em menos de 15 dias lançado pelo governo da Bahia.

A empresa ou consórcio vencedor da licitação, que está aberta a concorrência internacional, deve apresentar estudos intermediários e finais em até oito meses. Entre os principais produtos, destacam-se estudos de alternativas para a ponte e a rodovia dentro da ilha, anteprojeto de engenharia, relatório que subsidiará o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), orçamento do investimento na ponte e reconfiguração da BA-001, além dos projetos básicos das alternativas selecionadas.

De acordo com o secretário do Planejamento, José Sergio Gabrielli, diversos estudos serão necessários para a elaboração do projeto básico. “Destaco as análises de traçado e tráfego para o dimensionamento da ponte e rodovias do sistema viário, o estudo de impacto do aumento de tráfego em Salvador e na ilha, além da elaboração de estudos de navegação e orçamentos em versões sintéticas e detalhadas”.

Com o custo dos estudos estimados em R$ 26,6 milhões, que podem ser reduzidos durante a licitação, os principais desafios para a empresa selecionada serão os projetos da ponte móvel e do vão central, para permitir a passagem de plataformas e navios para portos e estaleiros. Precisará ainda, integrando os estudos urbanísticos, projetar as soluções para minimizar o impacto no tráfego de Salvador e otimizar o fluxo de veículos na Ilha de Itaparica.

Com aproximadamente 12 quilômetros, a ponte Salvador-Itaparica será a segunda maior da América Latina e ocupará a 23ª posição no ranking mundial de pontes sobre mar, rio e baía.

Quanto às modificações na BA-001, o projeto básico englobará o estudo de traçado, topografia, geometria e pavimentação, sempre tendo como foco otimizar o fluxo de veículos na ilha e minimizar os impactos urbanísticos.

Destaque para modalidade técnica e preço

A concorrência internacional será na modalidade técnica e preço, sendo que o quesito técnica corresponde a 70% do peso da avaliação. Entre os critérios a serem avaliados, destaca-se a experiência comprovada da empresa e da equipe em projetos de pontes com complexidade similar, bem como o conteúdo e a qualidade do plano de trabalho.

O edital e os anexos podem ser consultados no site do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), na seção Licitações, ou através do site da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan). Os interessados podem adquiri-los mediante o pagamento de R$ 150 e esclarecer suas dúvidas pelo e-mail cel@derba.ba.gov.br.

Projeto de desenvolvimento

No primeiro trimestre de 2014 será lançado o edital para concessão da ponte Salvador-Itaparica. Para tanto, o governo da Bahia, por meio da Seplan, elaborou um cronograma de ações para este ano, que inclui a publicação de editais para contratação de estudos de engenharia e de impactos ambientais, masterplan urbanístico, bem como um plano de atração de indústrias aliado a uma estratégia de desenvolvimento social.

Para auxiliar na modelagem econômica e financeira, criação de plano de desenvolvimento da região e apoio aos estudos técnicos a serem realizados, o Estado contratou a McKinsey & Company, uma consultoria internacional com ampla expertise em projetos de desenvolvimento, infraestrutura e financiamento para governos em todo o mundo.

A ponte Salvador-Itaparica é parte de um projeto indutor de desenvolvimento econômico e social, que é o Sistema Viário Oeste (SVO), cujo objetivo é criar um novo dinamismo no recôncavo baiano e no eixo litorâneo sul, permitindo também o surgimento de um novo polo industrial e logístico na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ancorado por investimentos já em curso (estaleiros em São Roque do Paraguaçu) ou projetados (nova retroárea do porto de Salvador).