A construção da ponte Salvador-Itaparica, que é parte de um projeto indutor de desenvolvimento econômico e social da Região Metropolitana de Salvador (RMS), Recôncavo e eixo litorâneo sul, recebeu, nesta quinta-feira (11), o apoio da Associação dos Municípios do Baixo Sul, durante o evento dos Diálogos Territoriais, que aconteceu no município de Valença.

O projeto da ponte foi um dos temas destacados pelo secretário estadual do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, em palestra para prefeitos, empresários e a sociedade civil, que teve como foco as ações realizadas e projetadas para o Território do Baixo Sul, além das iniciativas executadas dentro da área de influência dos 15 municípios do território.

A prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, afirmou que “a construção do empreendimento certamente trará desenvolvimento para a nossa região, em especial com o aumento do fluxo de pessoas e veículos, o que significa que devemos, com urgência, nos planejar”.

Crescimento

Para o coordenador do Colegiado Territorial, Eduardo Azevedo, a partir da construção da ponte haverá uma explosão de crescimento, especialmente na área turística. “O ponto de equilíbrio é ser sustentável. O Baixo Sul é um dos poucos espaços onde existe a boa convivência entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental e devemos continuar assim”.

Presidente da Associação dos Municípios do Baixo Sul e prefeito de Igrapiúna, Leandro Santos, aponta como uma das soluções para garantir desenvolvimento sustentável, a criação de um anel rodoviário no município de Valença, a fim de minimizar o fluxo no centro da cidade e possibilitar que a BA 001 seja uma alternativa para veículos pesados.

O edital para concessão da ponte Salvador-Itaparica será lançado no primeiro trimestre de 2014. Para tanto, o Governo da Bahia elaborou um cronograma de ações para 2013, que inclui editais para contratação de estudos de engenharia e de impactos ambientais, sondagem, masterplan urbanístico e um plano de atração de indústrias, aliado a uma estratégia de desenvolvimento social.

Realizações

Durante o evento, o secretário José Sergio Gabrielli falou sobre as realizações do Governo do Estado na região e destacou entre as ações implementadas, a ampliação da cobertura do número de domicílios ligados à rede de água e esgoto, com índices de 67% e 79%, respectivamente.

De acordo com Gabrielli, as intervenções estruturais não se limitaram ao saneamento. “Implantamos, recuperamos e demos manutenção em mais de 180 quilômetros de rodovias, beneficiando dez dos 15 municípios do Baixo Sul, além de construirmos mais de duas mil unidades habitacionais”, destacou. Ele apontou também avanços na área social, como a redução dos índices de pobreza extrema entre as famílias da região e a ampliação do número de postos de trabalho.