O município de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, será o terceiro no interior do estado a implantar um Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, ação prevista para maio próximo. Em março deste ano, as prefeituras de Ipirá e Conceição do Coité anunciaram a criação de instâncias semelhantes em suas estruturas administrativas.

Os colegiados integrarão a Rede Brasileira de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social, lançada no final de 2012, por meio da Carta da Bahia, documento síntese do 1º Encontro de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social Brasileiros, ocorrido em Salvador.

O anúncio da criação do colegiado será feito oficialmente nesta sexta-feira (26) pelo prefeito João Bosco, no evento de lançamento e assinatura do convênio entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebra/BA) e a prefeitura local para o projeto de desenvolvimento da economia do município, que tem o propósito de beneficiar os pequenos empreendedores.

Para o coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), órgão vinculado à Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin), Edson Valadares, a criação do conselho municipal será de extrema importância, pois Teixeira de Freitas, com pouco mais de 140 mil habitantes, é o pólo central do Território de Identidade Extremo Sul, que possui forte desenvolvimento econômico, mas enfrenta sérios problemas sociais como a má distribuição de renda e dificuldade de acesso aos serviços públicos básicos.