O livro ‘Amor que transforma’ foi lançado pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc) nesta segunda-feira (8), dia mundial de combate à doença. Realizado no Museu da Misericórdia, no Centro Histórico de Salvador, o evento incluiu exposição sobre a trajetória da entidade que completa 25 anos de criação.

A publicação conta a história da instituição passando pelo processo de fundação do grupo, parcerias formalizadas, dificuldades, além de depoimentos de ex-pacientes e funcionários. “Mostramos nosso empenho para que os pacientes não deixem de fazer o tratamento”, disse o presidente do grupo, Roberto Sá Menezes.

Na Bahia, cerca de 20 mil pessoas são diagnosticadas com câncer todos os anos, conforme dados da Secretaria da Saúde (Sesab). O tratamento para a doença tem assistência da rede pública via Sistema Único de Saúde (SUS) e apoio de entidades, a exemplo do Gacc.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, atualmente o atendimento pode ser feito em Salvador, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Juazeiro, mas ainda existe grande concentração dos serviços na capital.

Homenagens

Durante o evento, personalidades baianas foram homenageadas pelo apoio à instituição, entre elas, o governador Jaques Wagner, que recebeu o troféu ‘Gacc-BA 25 anos’. Segundo ele, são várias as iniciativas do Governo da Bahia pra ajudar o Gacc. Para o governador, “o mais nobre é que um grupo de médicos se despertou para o problema e somou forças com o poder público para ajudar no tratamento dos pacientes”.

O Projeto Sua Nota é um Show de Solidariedade, por meio da parceria entre as secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz), da Saúde e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) estimula o cidadão a exigir notas e cupons fiscais na aquisição de mercadorias e premia com recursos financeiros instituições filantrópicas sociais e de saúde.