A construção da segunda unidade do Hospital Geral do Estado (o HGE 2) foi iniciada com a demolição, já em fase final, do antigo prédio onde funcionava a Escola de Formação Técnica Jorge Novis, na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, para dar lugar ao novo equipamento.

O prazo de conclusão da obra – que teve a ordem de serviço assinada na última terça-feira pelo governador Jaques Wagner, juntamente com o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla – é de um ano e a previsão é que o novo prédio ficará pronto até o primeiro semestre de 2014.

O governo investirá R$ 33 milhões para a construção do HGE 2, que terá dez salas de cirurgia e 200 leitos, sendo 50 de UTI (40 para adultos e dez de pediatria), distribuídos em um prédio de oito pavimentos.

Na nova unidade, serão disponibilizadas diversas especialidades, onde a população encontrará serviços de urgência e emergência, com uma equipe multidisciplinar formada por neurologistas, ortopedistas, enfermeiros, clínicos, urologistas, entre outros profissionais, além de dez salas cirúrgicas, que se somarão às seis existentes no atual HGE.

O Centro de Tratamento de Queimados do HGE (CTQ), referência para o Estado na assistência aos queimados, será transferido para o HGE 2 e vai contar com nova estrutura e 22 leitos, além de uma sala especial para pequenas cirurgias decorrentes de queimaduras.