Os médicos que atuarão como supervisores no Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (Provab) serão recepcionados em um encontro, nesta sexta-feira (5), das 8h30 às 17h, no anfiteatro Alfredo de Brito, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador.

Sob a supervisão da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), esses médicos, darão suporte pedagógico e também avaliarão o trabalhador bolsista do programa. O suporte deverá ser por meio de encontros presenciais e à distância. O Provab foi criado em 2011 para incentivar a ampliação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) nas localidades de maior vulnerabilidade, como áreas de extrema pobreza e periferias das regiões metropolitanas, populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas.

Na Bahia, 572 médicos já estão atuando na Atenção Básica, em 193 municípios. O principal objetivo é melhorar as ações na área de saúde da família. Por meio desse atendimento, os pacientes podem realizar exames de prevenção, desafogando os hospitais. Esses profissionais atenderão a cerca de 2,2 milhões de baianos.