As experiências em gestão e o modelo de atendimento, desenvolvidos pela rede SAC, como o Hora Marcada, Ponto Cidadão e Sistema Atende, serão conhecidos por pesquisadores da Universidade de Princeton, sediada nos Estados Unidos. A visita teve início nesta segunda-feira (29), na Secretaria da Administração (Saeb), e a equipe permanece na Bahia até o dia 10 de maio.

Os pesquisadores, que foram recepcionados pelo secretário da Administração, Manoel Vitório, conhecerão o novo sistema operacional de atendimento da rede, além dos modelos de gestão e padrão de qualidade desenvolvidos pelo SAC. Implementado em 2010, o Hora Marcada oferece atualmente 8,5 mil atendimentos diários em cinco postos da rede, situados na capital, interior e Região Metropolitana de Salvador (RMS).

"Indubitavelmente, o SAC é um marco no atendimento ao cidadão e o Hora Marcada veio para delimitar um novo tempo na evolução da prestação dos serviços públicos ao cidadão", afirmou Vitório. Pesquisador sênior do centro Innovations for Successful Societies, Michael Scharff acredita que compartilhar a nova sistemática de atendimento da rede irá fortalecer o relacionamento do estado com outros países, além de prover conhecimento para que possam desenvolver modelos semelhantes.

"Estamos muito empolgados com a visita. Acreditamos que esta é uma ótima oportunidade de compartilhar o que está sendo realizado na Bahia e no Brasil, suas conquistas e lições de governança", afirmou Scharff.

A visita será documentada em um artigo, com previsão de publicação para o mês de agosto, no próprio site do centro Innovations for Successful Societies. O foco do centro de pesquisa americano é identificar e documentar experiências governamentais bem-sucedidas e que possam servir de modelos globais para outros países. Atualmente, com estudos na África do Sul, Índia, Indonésia, Cingapura, Estados Unidos e Brasil, o centro contabiliza 1,8 mil experiências em mais de 60 países.