Roupas e acessórios sustentáveis produzidos por artesãos da economia solidária da Bahia serão apresentados, sexta-feira (5), às 16h30, no desfile Ecofashion, que acontece no Centro Público de Economia Solidária de Salvador (Cesol), localizado no bairro do Comércio, no prédio da antiga Junta Comercial do Estado (Juceb).

O desfile traz como tema Um Estilo de Vida e Moda Consciente e propaga as técnicas de customização de roupas e calçados, dos tecidos com aplicação de bordados feitos à mão, renda de bilros e patchwork, dentre outros estilos. O Ecofashion servirá para apresentação de produtos que diariamente são comercializados na sede do Cesol, fabricados por artesãos e costureiras individuais ou através de associações e cooperativas.

Aberto ao público, o evento é um estímulo do governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), à produção artesanal social e ambientalmente sustentável, que valoriza a cultura, difunde ainda mais a economia solidária no estado e ajuda a aumentar a renda das pessoas envolvidas no processo de produção da moda.

Segundo Roselene Alves dos Santos, técnica do Cesol, o desfile visa proporcionar aos empreendedores a oportunidade de mostrar ao grande público o resultado dos trabalhos desenvolvidos a partir de ações do próprio centro. Ela informou que as roupas e os acessórios foram confeccionados com materiais sustentáveis.

Na passarela, modelos ecléticos, inclusive artesãos e filhos, e também o pessoal de apoio que atua no Cesol.