Após assumir o trem do Subúrbio Ferroviário, o Governo do Estado vai a Brasília para apresentar ao governo federal a proposta de reativar esse meio de transporte na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Em reunião realizada nesta terça-feira (30), na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, apresentou a demanda ao diretor geral Jorge Luiz Macedo Bastos.

Costa afirmou a necessidade de transformar o trem do Subúrbio em metropolitano, ligando Salvador aos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila e Simões Filho. “O objetivo é criar alternativas de mobilidade que permitam aos moradores de bairros populosos da capital o acesso a oportunidades de trabalho nos polos desenvolvidos de municípios da RMS, como o polo Petroquímico de Camaçari’.

A ANTT realizará estudos de viabilidade para as linhas de trem e analisará demandas de carga e de passageiros. Na semana passada, o assunto havia sido tratado com o ministro dos Transportes, César Borges, que colocou o ministério como parceiro para o novo projeto.

Metrô

Ainda em Brasília, Rui Costa se reuniu com o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Ministério do Planejamento, Maurício Muniz, o secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Júlio Eduardo dos Santos, e representantes do ministério da Fazenda para tratar do Sistema Metroviário Salvador/Lauro de Freitas.

O grupo discutiu o detalhamento do repasse de recursos do PAC, uma das fontes de recursos para o empreendimento. Também foram abordadas as vias transversais que ligarão a parte norte da capital à orla, vias denominadas como corredores transversais de Salvador.