Quatro anos após o lançamento como produto turístico, o São João da Bahia, promovido pela Bahiatursa, já começa a mostrar bons resultados. No período, os desembarques aéreos nos três principais aeroportos do estado (Salvador, Ilhéus e Porto Seguro) cresceram 48%. 

Em 2008, 246 mil pessoas chegaram à Bahia em transporte aéreo no mês de junho, sendo 208 mil em Salvador, 15 mil em Ilhéus e 23 mil em Porto Seguro. Ano passado, os desembarques somaram 365 mil. Porto Seguro teve o melhor desempenho, com 69% de acréscimo nos desembarques entre 2008 e 2012. Salvador cresceu 43% e Ilhéus teve uma variação positiva de 33%.

O secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, festeja os números e lembra que o esforço para transformar o São João da Bahia em produto turístico não influiu apenas nos desembarques. “A principal operadora que comercializa os destinos da Bahia saiu de 12 mil pacotes vendidos no período em 2008 para 39 mil em 2012. O trabalho do nosso estado foi tão forte que a Embratur quer ampliar a participação dos turistas internacionais no São João, que hoje ainda é muito pequena”.

Segundo dados da Agerba, somente de Salvador, saem, de ônibus, 500 mil pessoas durante o feriado para curtir os festejos juninos no interior. “Se contabilizados apenas os turistas da capital, o São João movimenta R$ 150 milhões, mas como há turistas de outros estados, estima-se que esse montante seja maior”, diz Leonelli.