Os números do II Salão Baiano de Turismo, encerrado no domingo (14), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, apontam que o esforço e compromisso da Secretaria do Turismo (Setur) para promover o maior evento de marketing destinado à divulgação do turismo dentro do estado tem dado certo, como avalia o secretário Domingos Leonelli, enfatizando que o evento atraiu mais de 12 mil visitantes.

“O sucesso deste Salão reflete a importância que o turismo representa para a economia baiana. A atividade movimenta R$ 7,8 bilhões, que representam 5,7% do PIB do estado. Além disso, são 200 mil empregos somente em bares, hotéis e restaurantes, deixando o turismo atrás apenas do agronegócio em movimentação financeira”, diz Leonelli.

Este ano, o Salão contou com 102 estandes comerciais e 32 institucionais. Entre os expositores estavam as 13 zonas turísticas do estado, 78 municípios e 20 segmentos turísticos. O público pode ter acesso a informações de hotéis, pousadas, alternativas de transportes para a viagem escolhida e, além do destino, optar por escolher o passeio por intermédio de segmentos como Turismo Religioso e de Aventura e Rural.

Um espaço foi destinado à troca de experiências e boas práticas. O Núcleo do Conhecimento realizou 12 palestras, onde 50 convidados debateram temas como nova classificação hoteleira, desafios e oportunidades de divulgação nas mídias sociais, inclusão social e economia do turismo na Bahia e segurança em megaeventos. No sábado (13), aconteceu um painel sobre os impactos socioeconômicos no turismo da ponte Salvador-Itaparica, que reuniu grande público.

Diversidade cultural

Diversão não faltou para os visitantes. Ao todo, 42 grupos artísticos se apresentaram nos cinco dias de evento. Fanfarras, desfile de afoxés, capoeira, samba, repentistas, orquestra e quadrilhas juninas mostraram a diversidade cultural da Bahia. Artistas como Mariene de Castro, Quininho de Valente e Amanda Santiago também se apresentaram no palco do evento, que contou ainda com a encenação de três renomados espetáculos teatrais baianos: A Bofetada, Alvoroço e Remendo Remendó.

A Setur também apostou em atrativos funcionais para encantar os visitantes. Este ano, o destaque foram os seis cicloramas com cenários da Bahia, onde o turista podia ser fotografado em paisagens como o Morro do Pai Inácio, a Arena Fonte Nova e o Pelourinho.

A maquete, sucesso do Salão no ano passado, novamente conquistou o público. Com 125 metros quadrados, traz todas as regiões da Bahia representadas. O projeto, elaborado pelo artista e maquetista Geo Suerdick, permitiu aos visitantes conhecerem o estado e os símbolos culturais e históricos de cada região.