As Voluntárias Sociais da Bahia, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) e o Movimento da População em Situação de Rua, vêm reunindo mulheres em situação de risco na capital baiana para discutir a violência e as dificuldades que vivenciam no dia a dia.

A atividade denominada ‘rodas de conversa’ e que fez parte da programação da Agenda Março Mulher, aconteceu no dia 13 de março e na última terça-feira (16), nas sedes do Movimento da População em Situação de Rua, no Centro Histórico de Salvador (Pelourinho), e do Centro de Referência Especializado da População de Rua (Creas Pop), em Roma, na Cidade Baixa.

Segundo a representante da SPM, Alice Bittencourt, a proposta inicial é escutar as maiores dificuldades e demandas que essas mulheres enfrentam no cotidiano. Além disso, servir para se ter um panorama do quadro de absoluta e extrema vulnerabilidade em que se encontram.

Conduziram as ‘rodas de conversa’ a professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), doutora em Saúde Coletiva, Cecília Simonetti, e a coordenadora da ONG Chame, que luta contra o tráfico de mulheres, Jaqueline Leite.

O número de mulheres participantes foi significativo. “Procuramos levar apoio e informações a elas para que possam se conscientizar de que não estão sozinhas. O nosso trabalho é fortalecer as políticas públicas do Estado”, ressaltou a representante das Voluntárias Sociais, Tânia Nogueira.