Um dos trabalhos desenvolvidos pela equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio do Escritório Local de Camamu, tem sido estimular a preservação e o manejo sustentável da piaçava (Ataleia Funifera Martins), nas comunidades quilombolas do Município de Ituberá, no baixo sul do estado.

O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva da piaçava e repovoar as áreas degradadas. A engenheira agrônoma e chefe do escritório, Ana Cristina Santos, afirma que os trabalhos consistem em práticas que beneficiem os extrativistas e o meio ambiente. São realizadas capacitações que ajudam no desempenho dos trabalhos de campo e também na rotina administrativa das associações.

Os técnicos ensinam, na prática, o manejo adequado do extrativismo da piaçava, com técnicas para a subida na palmeira, extração e melhor aproveitamento da fibra e dos cocos, destinada à produção de mudas, quebra de dormência (método voltado à germinação) e plantio. A EBDA também viabiliza oficinas que preparam os lideres comunitários para emitir notas fiscais eletrônicas, certificados digitais e elaboração de projetos.

Políticas públicas

Ana Cristina explica que o extrativismo da piaçava é muito praticado por quilombolas, e algumas famílias já estão acessando algumas políticas públicas. “O governo tem assegurado um conjunto de ações que melhoram significativamente o perfil das comunidades quilombolas”.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que promove a comercialização de produtos alimentícios, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que adquire produtos agrícolas, e o Programa Garantia do Preço Mínimo da Biodiversidade (PGPM-Bio), executado pela Conab, voltado a complementar o valor de produtos da piaçava, fazem parte das políticas públicas acessadas pelos extrativistas da região.

O líder da comunidade Brejo Grande, Domingos Leonardo Conceição dos Santos, diz que é preciso divulgar as práticas realizadas nas comunidades quilombolas. “Hoje estamos com as políticas públicas transformando nossos sonhos em realidade. Já é possível vê a alegria do nosso povo, pensar no futuro melhor para nossos filhos e netos, porque estamos nos desenvolvendo. A cada visita da EBDA à comunidade fica a certeza que é mais uma pedra que eles colocam na construção da nossa prosperidade”.

Conscientização

Com a missão de conscientizar os extrativistas na preservação da piaçava, no baixo sul, a EBDA vai lançar no segundo semestre deste ano uma cartilha educativa para despertar o interesse sobre a conservação das áreas de piaçava. O propósito é contribuir com o processo de conscientização do uso sustentável da piaçaveira. O público será exclusivamente de extrativistas que já trabalham com a piaçava. “Vamos orientar sobre as técnicas de manejo, segurança no trabalho, replantio, período de colheita, beneficiamento, certificação, entre outros aspectos que envolvem a cultura”, explica Ana Cristina.