Um programa de capacitação em inglês e espanhol instrumentais, além de técnicas para qualidade no atendimento, vai preparar servidores estaduais da Bahia para facilitar a prestação de serviços públicos aos visitantes durante a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. A primeira etapa, sob responsabilidade da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), terá início no dia 27 deste mês. São onze turmas básicas de línguas, das quais oito de inglês e três de espanhol, com inscrições até sexta-feira próxima (24).

Cada turma terá 20 participantes e duração de 64 horas. As aulas para esses primeiros cursos vão acontecer na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). No dia do início do programa, os servidores inscritos participarão do I Seminário de Visão Sistêmica e Criação do Valor Público, que também integra a grade de capacitação para a Copa do Mundo. As turmas serão às segundas, quartas e sextas, das 7 às 8h ou das 18 às 19h, e às terças e quintas, das 7 às 8h ou das 18h30 às 20h.

Ao todo, serão 220 vagas nesta fase inicial. Os cursos oferecidos agora são básicos e instrumentais, com foco em atendimento ao turista. “Na sequência, haverá oferta de turmas mais avançadas nos dois idiomas, preferencialmente para aqueles que fizerem os cursos básicos”, explica o superintendente de Recursos Humanos da Saeb, Adriano Tambone. Os cursos também deverão ser oferecidos em outros formatos, como da Educação a Distância (EAD), facilitando o acesso dos servidores ao programa.