A Bahia participará da 11ª edição da Semana de Museus, que acontece desta segunda-feira a domingo (13 a 19) em todo o país, com 62 espaços da capital e do interior do estado, onde serão realizadas atividades inspiradas no tema ‘Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social’. O evento movimenta equipamentos culturais brasileiros sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e também comemora o Dia Internacional de Museus (18).

Entre as ações desenvolvidas pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), articuladora estadual da atividade, ganha destaque a 3ª Feira de Museus da Bahia, prevista para dia 17 maio, das 9 às 17h, na Praça Municipal, em Salvador. Veja a programação.

No total, 28 museus irão mostrar seus trabalhos, acervos e linhas de ação. O Ônibus Ciência Móvel do Museu de Ciência e Tecnologia, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e apresentações artísticas, como a da Orquestra Museofônica, são mais alguns dos atrativos da feira.

Representantes do Conselho Regional de Museologia e do curso de Museologia da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) também estarão presentes para tirar dúvidas do público sobre essa área de trabalho.

Tempostal e Udo Knoff

Postais e fotos que retratam a região do Comércio, na Cidade Baixa, da primeira década do século XX até os anos 80 poderão ser apreciadas na exposição. A mostra, que será lançada no dia 16 próximo, às 18h, no Museu Tempostal, apresenta aspectos históricos, urbanísticos e arquitetônicos do bairro, com destaque para as praças, principais ruas e o Porto.

No Centro Histórico, os visitantes terão mais tempo para aproveitar a programação dos museus Tempostal, Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Abelardo Rodrigues e Solar Ferrão, que funcionarão de terça a sexta, das 10 às 18h, e no final de semana, das 10 às 17h.

Brinquedos

A exposição ‘Brinquedos que moram nos sonhos’ estará à disposição do público para visitação no Museu de Arte da Bahia (MAB), em horário ampliado – das 10 às 19h. São 1.500 brinquedos que fazem parte da coleção do fotógrafo David Glat. A instituição também promove (18 e 19) o espetáculo musical ‘Ver e Ouvir’, com violino, piano e marionetes e sessões às 15h30 e às 17h30. Os ingressos serão distribuídos mediante inscrição e deverão ser retirados até três dias antes do dia 18.

Os museus oferecem ainda uma variedade de mostras de curta duração, a exemplo de ‘A Natureza Humana’, no Solar Ferrão (Pelourinho), ‘Reforma e Reinvenção’, no Museu de Arte Moderna da Bahia (na Avenida Contorno), ‘A Cerâmica e o Tempo’, no Museu Udo Knoff, além de ‘Rio Vermelho’, dos artistas e das artes e da exposição com obras de Florival Oliveira, no Palacete das Artes (Graça).

Seminário

A criatividade e a produção do conhecimento também serão estimuladas por meio de diversas atividades culturais e educativas, a exemplo do seminário ‘Experiências em Mediação Cultural: O espaço museal como espaço multidisciplinar de aprendizagem’, no MAM-BA, dia 14, às 15h.

O Palacete das Artes promove a feira de permuta de livros ‘Trocando palavras’ (18 e 19), das 14 às 18h. Palestras, exibições de filmes, oficinas, cursos, contação de estórias, lançamentos literários, mesas redondas, visitas mediadas e apresentações de música e teatro fazem parte ainda da programação da 11ª Semana de Museus.

Evento

A Semana de Museus acontece desde 2003, com o objetivo de sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. Este ano, alcançou novo recorde de participação – com 1.252 de 535 municípios brasileiros.