O presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC), Márcio Caíres, representará os conselheiros de todo o Brasil no I Congresso Latinoamericano de Cultura Viva Comunitária, que acontece na cidade de La Paz, na Bolívia, desta sexta a quarta-feira (17 a 22).

Caíres, que é também presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura, será o facilitador da mesa ‘Etnoculturas para o respeito e a convivência’, na segunda (20). Na ocasião, ele apresentará os diversos meios de participação conquistados pela sociedade civil na construção de políticas voltadas à cultura por meio de conselhos, conferências, fóruns e ações em gestão compartilhada com o governo em benefício das culturas tradicionais.

Os organizadores do evento esperam cerca de 10 mil participantes de todos os países da América Latina. Um dos objetivos é fortalecer um espaço que propicie o encontro de experiências e de avanços importantes na luta pelas políticas públicas de apoio às organizações populares, economia social e desenvolvimento local.