Para comemorar seu 27º aniversário, nesta segunda-feira (6), a Fundação Pedro Calmon (FPC), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estrado (Secult), programou uma série de eventos gratuitos na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), com o objetivo de apresentar ao público as ações que cotidianamente desenvolve.

A Fundação é responsável pelas políticas públicas voltadas para o livro e a leitura, os arquivos e memória e as bibliotecas. Uma das principais ações será o lançamento, às 17h, da 11ª edição do curso ‘Conversando com a sua História’, promovido pelo Centro de Memória da Bahia, na Sala Katia Mattoso, no Complexo Cultural dos Barris.

Na ocasião, o professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Walter da Silva Fraga Filho, realizará palestra abordando sobre ‘Abolição e pós-abolição da escravatura na Bahia’. O mesmo tema será pautado por diferentes historiadores nos outros três encontros, previstos para os dias 13, 20 e 27 deste mês.

O projeto é destinado a estudantes, professores e pesquisadores de temas da história da Bahia, e os interessados podem se inscrever gratuitamente, no site da FPC. A cada segunda-feira deste mês, e em junho, agosto, setembro e outubro, será apresentada uma pesquisa histórica sobre aspectos fundamentais do nosso estado.

Também na segunda, às 19h, será realizada uma edição especial do projeto ‘Seminários Novas Letras’, realizado pela Diretoria do Livro e da Leitura. As inscrições também serão feitas via internet. O evento terá a presença do secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), do Ministério da Cultura (MinC), José Castilho Neto, do secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, e do Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), João de Morais Filho.

Exposição virtual

A Fundação também disponibilizará aos visitantes da Biblioteca Pública do Estado uma exposição virtual sobre a vida e obra do patrono da instituição, o advogado, professor e escritor Pedro Calmon. Organizada pela Biblioteca Virtual Dois de Julho, a mostra marca a criação da FPC, em 1986. Serão disponibilizados totens eletrônicos, com acesso a internet, no foyer da Biblioteca, para o público conferir o acervo de documentos, periódicos e fotografias relacionadas ao escritor.

Durante a visitação serão distribuídos materiais gráficos sobre as unidades da Fundação, como o Centro de Memória da Bahia, o Arquivo Público do Estado da Bahia, a Biblioteca Virtual e outras sete bibliotecas públicas estaduais, em Salvador, Lençóis e na Ilha de Itaparica. A exposição pode ser conferida ainda no site da biblioteca virtual especializada na história da Bahia.

Ubiratan Castro

O encerramento das comemorações será com VJ Caetano Travassos, que apresentará uma performance em homenagem ao professor e historiador Ubiratan Castro, falecido em janeiro deste ano, ex diretor-geral da Fundação. A apresentação, com efeitos audiovisuais, foi idealizada por Caetano Tavares e o cineasta Marcondes Dourado, responsável pela Diretoria de Audiovisual da Secretaria de Cultura da Bahia/Dima, que integra o Complexo Cultural dos Barris – junto com a Biblioteca Pública e o Espaço Xisto Bahia. A Dimas e o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA) são parceiros na programação de aniversário da FPC.