Durante a reconstrução do Teatro Castro Alves, após um incêndio em 1958, que destruiu parte de sua estrutura, a arquiteta italiana radicada no Brasil, Lina Bo Bardi, com uma atitude ousada e inovadora, subverteu a lógica de ocupação do TCA, fazendo das ruínas da sala principal o cenário da renomada ‘Opera dos Três Tostões’, de Martim Gonçalves, baseado na obra de Bertold Brecht.

Inspirado neste episódio, que aliou criatividade, coragem e superação, o Teatro Castro Alves, em parceria com a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), lançou uma edição especial 2013 do Edital TCA.Núcleo denominado ‘Em Construção – Uma homenagem à Lina Bo Bardi’. A ideia, este ano, é consolidar uma estratégia de ocupações e intervenções artísticas, que serão realizadas em paralelo à primeira fase de requalificação e modernização do projeto Novo TCA, previsto para começar no mês de junho.

O diferencial desta também é que o prêmio, no valor de R$ 300 mil, será destinado a um grupo teatral local que irá realizar um intercâmbio cultural com uma companhia de outro estado ou país a critério. O encontro deve resultar num conjunto de ações culturais voltadas para o público durante a reforma, que estará em andamento no TCA.

Estratégias de ocupação

Este novo conceito que inspirou o edital busca se adequar ao momento especial por qual o Teatro Castro Alves está passando. Com uma programação intensa, em dias de pico, o centro cultural chega a receber em sua estrutura cerca de 10 mil pessoas. Com o propósito de manter abertas as portas do espaço, o Novo TCA terá o desafio de projetar fases de intervenção distintas, de modo que as atividades culturais nunca sejam totalmente interrompidas.

Já a partir do próximo mês, o início das obras implicará no funcionamento especial dos espaços do Teatro, que será obrigado a realizar adaptações em relação ao fluxo de pessoas. Desta forma, o edital é uma das novas estratégias de ocupação do Complexo TCA, que exigirá dos concorrentes ao prêmio muita criatividade e sensibilidade para propor alternativas de ocupação dos seus espaços durante a reforma.

O conjunto de ações culturais direcionadas ao público pode ser compreendido como qualquer atividade capaz de gerar interatividade e troca entre as companhias envolvidas (proponente e convidado) com o público específico de teatro (profissionais e estudantes da área), e com o público em geral. Isso inclui desde a criação de espetáculos, cenas curtas, performances, intervenções, atividades formativas de qualificação e capacitação para artistas, técnicos e agentes da área, produção dramatúrgica, bate-papos, workshops, entre outras propostas.

Inscrições

Até o dia 27 de junho, agrupamentos teatrais sediados no estado da Bahia, fundados há pelo menos três anos e que tenham comprovação de, no mínimo, três atividades artísticas em sua trajetória, podem se inscrever no Núcleo de Produção do TCA, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h. O formulário de inscrição e demais anexos estão disponíveis no Núcleo e nos sites do TCA e da Funceb.