A comunidade Quilombola de Campo Grande, no município de Santa Teresinha, distante a 201 quilômetros de Salvador, vai viver um dia de festa, nesta sexta-feira (10), com o lançamento do livro “Conversa Quilombola: Artesanato e Tradição do Quilombo de Campo Grande – Santa Teresinha/Ba”.

A edição, publicada pelo Instituto Mauá, com organização do historiador e mestre em design, Jaime Sodré, foi concebida pela técnica em artesanato do Mauá, Gildete Santiago, e apresenta relatos das próprias artesãs sobre suas vivências na atividade artesanal, bem como os costumes locais.

O livro, além da missão de preservar este rico patrimônio cultural, serve como incentivo para que outras comunidades contem suas histórias, com o devido registro para as futuras gerações.

A programação será aberta a partir das 8 horas, com apresentação do Coral da Escola Piderp Educação. Em seguida haverá o pronunciamento dos professores locais Gabriel e Ivan Lima, de representante da comunidade quilombola, do diretor-geral do Instituto Mauá, Elias Nunes Dourado, e do prefeito Ailton de Oliveira Santana. Encerrando o encontro com chave de ouro, a partir das 11 horas, vai ser realizada apresentação de dança com o grupo Projovem Adolescente e também do Samba de Roda.