Os museus vinculados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) estarão abertos à visitação nesta quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi. O público pode aproveitar o feriadão para conferir gratuitamente as exposições, dentre elas a mostra de Akira Cravo, A Natureza Humana, em cartaz no Solar Ferrão até o dia 2 de junho. Composta por 27 fotografias que retratam o cotidiano da primeira capital brasileira, a mostra tem como objetivo capturar a interação das pessoas com a natureza em atividades do dia a dia em cenários típicos do cotidiano da Bahia.

Outra boa opção é a mostra O Bairro do Comércio, inaugurada durante a 11ª Semana de Museus, no último dia 16, no Museu Tempostal. A exposição é composta por cerca de 100 imagens, entre postais e fotos, que retratam a região do Comércio, no trecho da Preguiça até o antigo Mercado do Ouro, da primeira década do século 20 até os anos 80.

Já o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica expõe A Cerâmica e o Tempo, que conta com 27 peças em cerâmica e porcelana criadas por Verô Muniz (16 produções) e Milena Oliveira (11 produções) e dez obras de Udo Knoff, entre pratos estilizados, esculturas e painéis de azulejos, e proporciona ao público uma reflexão sobre as inúmeras possibilidades desta arte milenar. A programação completa dos museus está no blog – acesse aqui.

O Museu de Arte Moderna da Bahia, o Palacete das Artes e o Museu de Arte da Bahia funcionam de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. O Museu Tempostal, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, o Museu Abelardo Rodrigues e o Solar Ferrão ficam abertos à visitação de terça a sexta-feira, das 12h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. Já o Parque Histórico Castro Alves recebe visitantes de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h.