A cultura do sertão foi a principal atração do Teatro Castro Alves, na noite desta sexta-feira (3), no espetáculo musical que contou com a participação dos cantores Targino Gondim, Elba Ramalho, Xangai e outros artistas representantes do Nordeste.

Este ano, a II Celebração das Culturas dos Sertões homenageia o cantor, compositor e repentista Bule-Bule, pela sua importância e contribuição para a cultura sertaneja, e o cantor e compositor Dominguinhos, herdeiro do velho Gonzagão.

O evento tem como objetivo valorizar as culturas dos sertões e discutir sua importância para a formação da identidade cultural dos baianos. Nesta segunda edição, que acontece até o próximo sábado (11), em Salvador e Juazeiro, a promoção manteve o formato de programação variada, com encontro de estudos, oficinas e mini-cursos, exposições, cortejo, exibição de filmes e apresentações musicais.

“O evento visa valorizar e divulgar a cultura do sertão que é muito rica. Mais de 60% da cultura do nosso estado são de origem sertaneja, por isso, todo ano, o governo promove esse evento para que os soteropolitanos tenham oportunidade de conhecer de perto essa movimentação cultural”, afirmou o secretário da Cultura, Albino Rubim.

Além de se divertir, o público que foi conferir os shows ajudou a amenizar os efeitos da seca no sertão – os ingressos adquiridos foram trocados por dois quilos de alimentos. Os produtos arrecadados serão revertidos para a população dos municípios baianos atingidos pela estiagem.