Mais de um milhão de famílias beneficiadas, 57 mil melhorias sanitárias e residenciais, cisternas que ultrapassam 52 mil unidades e convênios que superam a marca de 12,3 mil, distribuídos em todos os Territórios de Identidade da Bahia. Esses são apenas alguns dos números apresentados por programas de combate à pobreza rural, como o Produzir, que contam a história da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

A empresa, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), foi instituída pela Lei delegada Nº 30, de 03 de março de 1983, e completa, em 2013, 30 anos de ações voltadas à inclusão socioprodutiva, combate à pobreza e às desigualdades regionais.

O evento, que marca os 30 anos da CAR, acontece nesta quinta-feira (16), às 14h, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo, em Salvador, e terá a presença de ex-diretores da empresa, colaboradores, beneficiários, jornalistas e várias autoridades.

Os projetos executados em toda a Bahia têm a importância reconhecida por organismos internacionais, como o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e o Banco Mundial (Bird), que há mais de 25 anos vêm trabalhando junto à Companhia para mudar a realidade de milhares de famílias das zonas rurais.

São cisternas construídas e implantadas nos povoados mais distantes e de difícil acesso, estradas que chegam a vários assentamentos, energias elétrica e solar, sistemas de abastecimento de água, barragens, pontes, sanitários e projetos de infraestrutura e produtivos que se espalham pelo estado.