A música percussiva e eletrônica dos alunos do projeto Pracatum Escola de Música e Tecnologia marcou a solenidade de certificação profissional dos 420 formandos da turma 2012. A cerimônia foi realizada na noite de quinta-feira (23), na sede da unidade, no Candeal Guetho Saquare, no bairro de Brotas.

Os jovens, que já estão aptos para o mercado de trabalho, receberam conhecimentos técnicos em gravação digital em home stúdio, comunicação em rádio, sonorização, assistente de palco, percussão e DJ (mixagem e música eletrônica). O evento teve a participação dos representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Glauco Chalegre, de Relações Institucionais (Serin), Vladimir Costa.

Oportunidade

Morador de Águas Claras, o aluno da turma de DJ (mixagem e música eletrônica), Lenilson Santiago, 18, disse que o aprendizado foi importante para a sua inserção no mercado de trabalho. “Sempre gostei de música eletrônica, mas nunca tive dinheiro para fazer curso de aperfeiçoamento. A oportunidade oferecida na Pracatum mudou a minha vida”.

Apesar da pouca idade, o jovem já cumpre agenda de shows em casas de entretenimento de Salvador. Para Glauco Chalegre, “a certificação dos jovens é mais uma conquista do governo, que fortalece e complementa as políticas voltadas para a juventude, na Bahia”.

Desde que firmou convênio com a Sedes, no período de 2008 a 2011, o Projeto Pracatum já certificou 1.500 pessoas, com etapas de formação cidadã e qualificação profissional, por meio do Programa Jovens Baianos.