Até 2016, a população situada em bairros periféricos de Salvador, Simões Filho, Ilha de Maré, Camamu e no município de Lauro de Freitas será beneficiada com os cinco projetos que foram lançados nesta quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa da Bahia. Com o aporte financeiro de R$ 5,5 milhões, destinado pela União Europeia, a ação será executada pelo Governo do Estado em parceria com diversas instituições.

Participam a Câmara de Proteção Setorial de Prevenção Social do Programa Pacto Pela Vida (CSPS), a prefeitura de Lauro de Freitas, o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (Gapa/Bahia), o Instituto Oikos, a Associação de Voluntários para Serviço Internacional (AVSI Nordeste), a cooperativa Mista Colibris e a Associação Central das Multiusinas.

Os projetos vão promover qualificação profissional, geração de emprego e renda, protagonismo adolescente, inclusão socioeconômica, promoção e defesa de direitos humanos de jovens, mulheres, população LGBT, pessoas com HIV/Aids, em situação de vulnerabilidade e risco social.

O evento contou com a presença da embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, da secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Moema Gramacho, do secretário de governo de Lauro de Freitas, Márcio Leão, do cônsul da Itália, Giovanni Pisanu, representantes das Organizações Não Governamentais e beneficiários.

De acordo com Ana Paula Zacarias, “A UE e o Brasil veem o mundo de uma forma similar e, por isso, precisam trabalhar em conjunto, como uma família, a fim de encontrar respostas aos desafios globais”. Para Moema Gramacho, os jovens são a essência dos projetos apoiados pela União Européia. “Eles estão buscando oportunidade, por meio da formação profissional, de ser aquilo que desejam”.

Semeando Ciência

Um dos projetos em pauta, o ‘Semeando Ciência – Pacto Pela Vida’, executado pela Sedes, em parceria com a AVSI Nordeste, busca contribuir para a redução da pobreza urbana e prevenção da violência nas áreas que possuem base comunitária de segurança pública nos bairros do Calabar, Nordeste de Amaralina e Fazenda Coutos, em Salvador, além dos municípios de Simões Filho e Lauro de Freitas. Serão beneficiados 400 jovens, com qualificação profissional para o ramo da tecnologia da informação.

Demais ações

Os outros projetos conveniados com a UE são ‘Promoção e Defesa de Direitos Humanos’, desenvolvido junto às populações em situação de vulnerabilidade e exclusão social, em parceria com o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (Gapa), ‘Formação Profissional e Geração de Renda para Jovens e Mulheres das Periferias de Salvador (Instituto Oikos). Também ‘Virando o Jogo’ (adolescentes em situação de vulnerabilidade protagonizando a transformação da sua escola e comunidade), ‘Circuito do Saber e da Inclusão (formação em tecnologia e turismo para jovens em vulnerabilidade e risco de vida), realizado com a Associação Central das Multiusinas e em parceria com a prefeitura de Lauro de Freitas.

Segundo, Harley Henrique, coordenador geral do Gapa, “iniciativas como essa mostram que o país é prioridade para a UE e que o movimento social no Brasil ainda tem força”.