Começou nesta terça-feira (28), em Ilhéus, sul da Bahia, a primeira edição dos Seminários Regionais Urbanos, promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Ao lado dos prefeitos de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e de Itabuna, Vane do Renascer, o secretário da Sedur, Cícero Monteiro, participouda abertura, no auditório da Justiça Federal. Os presidentes da Bahiagás, Davidson Magalhães, e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Geraldo Reis, também participaram da mesa.

“Nós vamos realizar quatro Seminários Regionais Urbanos com o objetivo de discutir e planejar projetos nas três grandes áreas em que a Sedur atua, que são habitação, abastecimento de água e esgotamento sanitário, e planejamento urbano e gestão territorial, e escolhemos a região do Litoral Sul por causa da importância e dos grandes projetos que estão sendo pensados para a região”, disse o secretário.

Esta primeira edição reúne, até esta quarta-feira (29), prefeitos, secretários municipais, vereadores e entidades da sociedade civil da região, na discussão de projetos e na criação de um plano de trabalho conjunto entre Estado e Municípios. Os Seminários Regionais Urbanos vão acontecer ainda em Barreiras, Vitória da Conquista e Juazeiro.

A possível criação da Região Metropolitana (RM) de Itabuna e Ilhéus foi assunto durante a exposição “Panorama Econômico do Estado e Desenvolvimento da Região do Litoral Sul”, apresentada por Geraldo Reis e por Rodolfo Lujan, da Superintendência de Gestão Territorial da Sedur.