Mais de 300 famílias de produtores rurais de oito municípios do sul da Bahia serão diretamente beneficiadas com uma usina de beneficiamento de leite em Coaraci, a 440 quilômetros de Salvador. O empreendimento, orçado em R$ 1,2 milhão e construído pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Ação Regional (Sedir), foi inaugurado na manhã deste sábado (11), pelo governador Jaques Wagner. 

Os equipamentos e as obras de engenharia vão garantir o processamento de 10 mil litros diários de leite na fase inicial de produção. Oito tanques de resfriamento estão sendo instalados nos municípios contemplados e serão administrados por associações locais de produtores, permitindo o armazenamento do produto.

A usina, construída às margens da rodovia BA-262, no KM 02, é resultado de um convênio entre o governo, através da Sedir/CAR, e a Cooperativa dos Produtores de Leite das Bacias do Almada e Gongogi (Coopragi). Serão atendidos produtores de Coaraci, Itajuípe, Almadina, Itapitanga, Barro Preto, Ibicaraí, Floresta Azul e do distrito de Inema, em Ilhéus.

Para o agricultor Wilson Silva Lima, a usina é uma alternativa para os produtores após o enfraquecimento do cacau na região. Ele explica que antes da cooperativa e da fábrica, os pequenos produtores vendiam o leite para atravessadores por 50 centavos o litro ou vendiam in natura nas feiras. “Isso não dava para sobreviver, não garantia nosso sustento. Estávamos cada dia desanimados com o mercado e com as condições de nossa produção. Até que o governo nos incentivou a fazer a cooperativa, dando assistência técnica e outros benefícios, onde aprendemos a melhorar a produção. Agora, inaugura a usina para termos outras opções de produtos e, assim, ganharmos cada vez mais”, afirmou.

Com a chegada da fábrica foram iniciadas ações do programa estadual Vida Melhor, visando reforçar a cadeia produtiva. Os produtores poderão levar o leite para conservação nos tanques e, depois, para a fábrica, onde será transformado em manteiga, iogurte e leite do tipo C, queijo muçarela, prato e minas frescal e doce de leite. A usina já funciona há dois meses e inicialmente produz 1.500 litros de leite por dia, mas a partir do próximo mês chegará a seis mil litros diariamente.

“A fábrica vai possibilitar ao produtor agregar valor ao leite. Por meio da fábrica, o pequeno produtor vai aumentar a sua renda, já que vai ganhar dinheiro também com os derivados do leite, como queijo e manteiga”, disse o governador.

Ainda durante o evento, o governador anunciou a construção de outras sete unidades, até 2014, distribuídas em várias regiões do estado: Senhor do Bonfim, Capim Grosso, Uibaí, Riachão do Jacuípe, Luís Eduardo Magalhães, Santa Bárbara e Wanderlei. A Bahia possui o terceiro maior rebanho leiteiro do país e produz 1,2 bilhão de litros de leite anualmente.

Publicada às 13h50
Atualizada às 18h