O Museu Casa do Sertão, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), apresenta, até o dia 31 deste mês, a exposição ‘A repercussão do som’, do artista feirense Zé da Congas. A mostra expõe instrumentos de percussão confeccionados com material reciclado pelo próprio artista em seu ateliê localizado no bairro da Rua Nova, em Feira de Santana.

Muitos dos instrumentos expostos são resultados de experimentos ou de oficinas realizadas pelo Projeto Cultural que leva o nome do artista, com objetivo de promover a sustentabilidade ambiental e a valorização dos ritmos de matrizes africanas. Também são expostos instrumentos produzidos a partir do aproveitamento de materiais que variam desde restos de árvores a tampas de garrafas pets, que produzem sons diversos e inusitados.

O material produzido pelo músico Zé das Congas (José Pereira dos Santos) já foi apresentado em exposições no Brasil, Argentina, Portugal e França. Entre os pordutos, destaca-se o ‘berimbau do futuro’ ou ‘berimbaça’, feito com duas cordas e tarraxas de violão, uma cúpula de alumínio, uma mídia de CD e estrutura de compensado.

A exposição é promovida pelo Centro de Estudos Feirenses e integra a programação nacional da 11ª Semana de Museus, que acontece entre os dias 13 a 19 de maio, com o tema ‘Museus (memória + criatividade) = mudança social’.