A Subcomissão da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 e das Olimpíadas de 2016 do Senado Federal está em Salvador para acompanhar as obras realizadas para o Mundial de Futebol e disponibilizar ajuda ao governo estadual nas dificuldades que surgiram.

Nesta sexta-feira (24) pela manhã, a comitiva esteve na Arena Fonte Nova e no porto da capital. À tarde, vistoriou o Aeroporto Internacional de Salvador. No estádio, a visita foi guiada pelo chefe de gabinete da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), Jorge Wilton, o presidente da Arena, Frank Alcântara, e a senadora Lídice da Mata.

“A sensação de estar em um campo de futebol e ser bem atendido não era normal no Brasil. Agora, com o advento da Copa do Mundo, ela traz esse legado dos estádios, da mobilidade urbana, de divulgar grandes cidades do Brasil para o mundo. A vitrine aqui da Bahia é a Arena Fonte Nova, e ela está maravilhosa”, afirmou o presidente da Subcomissão das Obras da Copa, Sérgio Souza.

O presidente da Arena, Frank Alcântara, ressaltou a satisfação em realizar visitas no local. “Receber os senadores e autoridades na Arena é sempre um prazer, para mostrar, com orgulho, o que a gente conseguiu construir e operar. É uma felicidade ter nossa Arena encravada no coração da cidade e dos baianos”.

Porto

O grupo foi recebido no porto pelo diretor da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Renato Neves, e conheceu os três pavimentos já construídos no local. O lugar abrigará o novo terminal marítimo de passageiros, com vista aberta para a Baía de Todos-os-Santos e possibilitará a revitalização do bairro do Comércio.

A senadora Lídice da Mata destacou a importância desse projeto, enfatizando que “há muito tempo a Bahia, e especialmente Salvador, vem lutando para reintegrar o nosso porto histórico ao centro da cidade, ou seja, devolver o mar ao povo. O novo complexo portuário é um legado que a Copa vai deixar para a população baiana e qualquer visitante”.