Atletas de vários estados do país participam neste final de semana (18 e 19), no Ginásio do Sesi de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), do Campeonato Brasileiro de Judô Sub-18 (masculino e feminino), promovido pela Confederação Brasileira de Judo (CBJ) em parceria com a Federação Baiana de Judô (Febaju) e o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

O campeonato reúne atletas da Bahia e de mais 25 estados, divididos em oito categorias – super-ligeiro e ligeiro, meio leve, leve, meio médio e médio, além de meio pesado e pesado. É a última competição que fornece pontos para o ranking nacional de base. Os líderes do ranking representarão o Brasil no Mundial da categoria, que será realizado em Miami (EUA), entre os dias 8 e 11 de agosto.

Um deles o atleta, Lucas Guimarães, 17 anos, de Vitória da Conquista, vai competir na categoria ligeiro até 55 quilos. “A Bahia está muito bem representada e as chances dos atletas daqui saírem com um bom resultado são grandes. Ao contrário do ano passado, hoje estou bem mais preparado e, apesar dos atletas dos outros estados serem bem fortes, estou confiante”. Ele foi campeão no brasileiro regional, realizado no Espírito em 2012.

Essa é a segunda vez que a Bahia sedia o Campeonato Brasileiro sub-18. No ano passado, o estado recebeu o Brasileiro de Judô Master e o Mundial por Equipes, ambas com o apoio do Governo do Estado.