O time de Futebol de 5 do Instituto de Cegos da Bahia (ICB) embarca nesta quarta-feira (22), para a República Tcheca para disputar o ‘Buovice Blind Fooball Cup 2013’, espécie de ‘mundialito’ que acontece entre os dias 24 e 26 maio.

A equipe baiana, base da Seleção Brasileira, tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e será o primeiro time de fora da Europa a participar do torneio.

“Graças ao apoio do Governo do Estado, por meio da Sudesb, iremos participar desta competição. O mais importante era conseguir dinheiro da passagem e isso foi garantido”, comemora o técnico da equipe Gérson Coutinho.

Grande chance

Tetracampeão brasileira de Futebol de 5, a equpe do ICB é comandada há dez anos por Gérson Coutinho, que tem no elenco o jogador Jefinho, escolhido duas vezes melhor do mundo. O time ainda conta com outros dois jogadores que foram medalhistas de ouro na Paralimpíada de Londres em 2012.

De acordo com técnico Coutinho, o time representará a Bahia e o Brasil na competição europeia, com grandes chances de voltar à Bahia com o título do ‘Buovice Blind Fooball Cup 2013’. “A expectativa é a melhor possível. A gente tem uma equipe muito boa”.

Além do time do ICB, o torneio internacional vai reunir mais cinco equipes: Worcester BFC (atual campeão inglês), MTV Stuttgart (campeão alemão), FC St. Pauli Hamburgo (tradicional time alemão e atualmente sexto colocado no Nacional), BFC Praha (atual campeão tcheco) e o Avoy MU Brno (campeão tcheco em 2011 e organizador do evento).

Regras da IBSA

A competição será disputada conforme as regras da IBSA, a Fifa do Futebol de Cinco. Segundo as normas do Futebol de Cinco, cada equipe tem cinco jogadores, incluindo o goleiro. Os times podem ainda ter um guia que fica posicionado atrás do gol adversário e emite sons para servir de referência para os atletas.

A bola possui uma espécie de guizo que faz barulho para que os jogadores possam localizá-la pelo som. A partida é realizada em dois tempos de 25 minutos cada, com um intervalo de 10 minutos. A modalidade, ao contrário do futebol convencional, deve ser praticada em um ambiente silencioso.